sexta-feira, 3 de junho de 2011

Obras análogas (Shipping container houses)

Inventado há mais de cinco décadas atrás, o container é a pedra angular da nossa rede global de distribuição de produtos. Mas os containers tem sido convertidos em abrigos improvisados e arquitetos e designers estão se voltando para eles, como blocos de construção baratos.
Os containers podem ser facilmente modificados e podem ser conectados e empilhados, criando módulos e espaços eficientes em custo, trabalho e materiais.

London's Container City


Idealizado pelo Urban Space Management, London's Container City surgiu em Docklands, em 2001. Em apenas cinco meses, o trabalho original foi concluído, em uma altura de três andares, fornecendo 12 estúdios em 4.800 metros quadrados. Após a alta demanda um quarto andar foi adicionado, oferecenco três apartamentos adicionais.
London's Container City foi projetado para ser de baixo custo e sustentável, com mais de 80% do prédio criado a partir de material reciclado.


Após o sucesso do Container City, em 2002, foi criado o Container City II, uma extensão e evolução do primeiro edifício. Construído ao lado do Container City I, com inter-conexão de pontes, um novo elevador e acesso para deficientes completo, Container City II estabeleceu mais 22 estúdios em cinco andares.


( Mais informações em: http://www.containercity.com/ / Vídeo explicativo: http://www.youtube.com/watch?v=Fa2p_ux8ER0 )

Port-a-Bach


Bach é o nome dado na Nova Zelândia a estruturas semelhantes a pequenas casas de férias ou casas de praia. Eles são um ícone da história da Nova Zelândia e da cultura.
Cecile Bonnifait e William Giesen do Atelier Workshop, projetaram uma "bach" através de um container, o qual um dos lados é puxado e dobrado, abrindo a pequena casa para o exterior. Cada estrutura é utilizada de forma inteligente, sendo as portas do container o apoio para a cama.
Trata-se de uma solução imediata, flexível e de longo prazo que permite a utilização do terreno sem um compromisso permanente da propriedade. Permite a portabilidade, além de acomodar confortavelmente dois adultos e duas crianças.
Possui energia, água e esgoto independentes, e gera um impacto mínimo no local, desdobrando-se para criar um espaço vivo. Um sistema de tela de tecido interior dá a versatilidade de criação de espaços em seu interior.

Palavras-chave: Pequenas unidades - Baixo custo - Portabilidade

(Comentário: A partir dos exemplos citados e dos demais projetos mostrados na reportagem fonte da pesquisa, a prática de criar espaços através de containers indica uma alternativa para pequenas unidades. Assim, revelam estruturas capazes de serem montadas e desmontadas, permitindo uso temporário, além de permitirem o empilhamento, gerando uma grande quantidade de unidades.)

Disponível em: http://green.yahoo.com/blog/daily_green_news/8/twelve-amazing-shipping-container-houses.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário